Voltar   

Valmet fornece ilhas para Metsä Fibre, na Finlândia

Tecnologias | Negócios | 29.03.2021




Valmet fornece ilhas de processo e automação para fábrica de bioprodutos da Metsä Fibre, na Finlândia

A Valmet e a Metsä Fibre, que faz parte do Metsä Group, finalizaram o acordo para o fornecimento de tecnologia que cobre todas as ilhas de processo e sistemas de automação para a fábrica de bioprodutos da companhia em Kemi, na Finlândia. A nova planta terá capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano, além de diversos outros bioprodutos. A nova usina, totalmente livre de combustíveis fósseis, está programada para iniciar as operações no terceiro trimestre de 2023. 

O pedido está incluído nas encomendas da Valmet recebidas no primeiro trimestre de 2021 e o valor que cobre o principal equipamento fornecido é de cerca de 400 milhões de euros. 

Entrega completa da fábrica
A Valmet entregará todo o processo de produção, desde o manuseio da madeira até o enfardamento, projetado para produzir celulose, tanto de fibra curta como de fibra longa, bem como o sistema de automação para toda a fábrica - incluindo recursos da oferta de Internet Industrial da Valmet. Além disso, como parte do projeto, a multinacional finlandesa entregará uma reconstrução da linha de fibra existente.

A entrega do projeto também inclui a engenharia e o fornecimento dos principais equipamentos do processo, bem como o gerenciamento da construção e o começo parcial com um modelo de entrega Open Book. O grau de origem finlandesa do projeto é estimado acima de 60%. 

Detalhes técnicos da entrega
A fábrica contará com tecnologia de processo líder e os mais avançados sistemas de automação. A entrega da Valmet inclui manuseio de madeira, linha de cozimento e fibra, secagem e enfardamento de celulose, evaporação, caldeira de recuperação, caustificação, forno de cal, secador de biomassa, gaseificador, cristalização de cinzas, solução de manuseio de gases não-condensáveis (GNC) em toda a fábrica e precipitadores eletrostáticos (ESP) para a caldeira de recuperação e forno de cal. A Valmet também entregará a planta de ácido sulfúrico com um escopo estendido de fornecimento, incluindo construção e a reconstrução da linha de fibra existente, incluindo novos sistemas de alimentação e lavagem de cavacos.

O manuseio da madeira inclui o sistema de alimentação de toras com degelo, descascamento, lascamento, lavagem de toras, sistema de remoção de areia e pedras, armazenamento de cavacos e sistema de manuseio de casca e água. A nova sala de madeira produz cavacos tanto para a nova quanto para a moderna linha de fibra já existente. O sistema é projetado para baixas perdas de madeira, qualidade superior e uniformidade de cavacos, bem como a alta disponibilidade e fácil manutenção.

A linha de fibra inclui ainda a última geração da tecnologia de Continuous Cooking G3™ e prensas de lavagem TwinRoll da Valmet, que ajudam a alcançar excelente eficiência energética, alta qualidade do produto final, alto desempenho ambiental com baixos fluxos de efluentes e níveis de COD (demanda química de oxigênio).

A linha de secagem e enfardamento de celulose inclui muitos recursos avançados para garantir uma operação fácil e segura e, combinada com sistemas dedicados de automação e controle, o que torna as operações eficientes, necessitando de mínima intervenção humana. 

A linha de recuperação, incluindo a planta de licor branco, evaporação, caldeira de recuperação e cristalização de cinzas, junto com manuseio de NCG e ESPs em toda a fábrica, é adaptada para alta eficiência energética e emissões minimizadas. A caldeira de recuperação inclui recursos modernos de alta potência e a eficiência energética do moinho é melhorada com integração energética entre os processos de evaporação e cozimento. Os ESPs são otimizados para as operações do moinho de bioprodutos, para alcançar alta disponibilidade e emissões de poeira muito baixas. O forno de cal é isento de fósseis, utilizando como combustível o gás, que é produzido a partir da casca seca e gaseificada.

A entrega de automação em toda a fábrica inclui também o Valmet DNA, sistema de gerenciamento de informações da planta, controles avançados de processo (APC), analisadores e medições online e sistemas dedicados para secador de celulose. Os recursos da Valmet Industrial Internet incluem simuladores e otimizadores para ilhas de processo selecionadas, bem como conectividade com o Valmet Performance Center.

Sobre a Valmet
A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.
Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.