Voltar   

Klabin estrutura sua frente de atuação no e-commerce

Negócios e Mercado | Notícias | 04.02.2021




Para atender à demanda do comércio eletrônico, fortemente impulsionada pela pandemia, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, apresenta hoje uma estratégia que visa fortalecer a sua atuação na oferta de soluções em papel ao segmento. O e-klabin consolida o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela empresa e estrutura a frente para o atendimento do mercado de e-commerce.

O negócio está dividido em três frentes, organizadas para o atendimento de diferentes demandas: uma dedicada às marcas tradicionais que desejam ampliar sua presença no canal de vendas digital; outra voltada aos marketplaces, segmento em que a Klabin já atua como fornecedora de embalagens para grandes players do mercado; e, por último, o Klabin ForYou, marketplace de soluções em papel voltado aos clientes de pequeno e médio portes que buscam uma solução adequada ao seu negócio.

"Há tempos a Klabin acompanha a forte tendência de crescimento do segmento de comércio eletrônico no país, seguindo movimentos semelhantes em todo o mundo. O isolamento social em função da pandemia de Covid-19 fez com que novos consumidores utilizassem esse canal de compras e a participação do e-commerce no varejo cresceu fortemente. De forma proativa, nos estruturamos para atender melhor o mercado", afirma Douglas Dalmasi, diretor de Embalagens da Klabin. "Com o e-Klabin, vamos reunir toda a experiência da Companhia na oferta de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens para estruturar o atendimento tanto para o microempreendedor como para as grandes empresas de varejo" complementa. 

No ano passado, o segmento de comércio eletrônico na Klabin cresceu de maneira significativa. As vendas diretas de embalagens para o e-commerce em 2020 aumentaram 122% em relação ao ano anterior. De acordo com dados da ABPO/Empapel, a expedição de papelão ondulado bateu diversos recordes no segundo semestre, com destaque para outubro de 2020, quando o setor registrou crescimento de 8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, fortemente impulsionado pelo atendimento à Black Friday, com grande participação do comércio eletrônico. No acumulado do ano, ainda segundo a ABPO/Empapel, o aumento foi de 5,5% em relação a 2019.

"Teremos um time que acompanhará a evolução do segmento, que auxiliará os clientes na busca pela solução ideal para cada desafio. Acreditamos que a embalagem deve deixar de ser apenas um produto para transporte para também agregar valor ao que for transportado", reforça Dalmasi.

O e-Klabin contará com um website e redes sociais próprias, que funcionarão como um hub de informação sobre o segmento de e-commerce. Além de novidades do portfólio da Companhia, serão disponibilizados nessas plataformas diversos conteúdos sobre temas relacionados ao universo das embalagens de papel.

Estratégia embasada
Para atender a forte demanda por soluções sustentáveis em embalagens, a Klabin vem se estruturando para ampliar a sua capacidade produtiva e fortalecer o seu modelo de negócio integrado. No final do ano passado, iniciou a operação das unidades de embalagens de papelão ondulado e papel para embalagens da International Paper no Brasil, o que lhe garantiu capacidade instalada de mais de 1 milhão de toneladas de embalagens de papelão ondulado e o fortalecimento da posição de liderança no segmento. A estratégia inclui a presença com unidades fabris nas cinco regiões do país, conferindo  mais flexibilidade às operações, importantes para atender com mais agilidade às demandas do comércio eletrônico. Ainda este ano, entrará em operação a primeira máquina de papel do Projeto Puma II, ampliação da Unidade Puma, localizada no Paraná. O Projeto consiste na instalação de duas máquinas de papel, uma que terá início no terceiro trimestre deste ano e outra em 2023 e, juntas, serão responsáveis pela produção de 920 mil toneladas anuais de papel para embalagens, grande parte incorporada à operação da Klabin, fortalecendo ainda mais o modelo integrado de negócio da empresa.

Para mais informações, acesse: https://e-commerce.klabin.com.br/         
Sobre a Klabin 
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br