Voltar   

Valmet fornecerá novo coater offmachine para Oji Papéis

Negócios e Mercado | Negócios & Mercado | 25.06.2020




A Valmet fornecerá uma nova máquina de coater off-machine para a Oji Papéis Especiais (OPE) que será instalada na fábrica da empresa em Piracicaba (SP). Com o novo coater off-machine PC4, a OPE busca aumentar a capacidade de produção de papel térmico e fortalecer sua competitividade globalmente, focada nos mercados brasileiro, sul-americano e norte-americano. O PC4 vai aumentar a capacidade de produção de papel térmico da OPE em 80%. O start-up do novo coater off-machine está previsto para novembro de 2021.

Este é um dos pedidos recebidos pela Valmet no segundo trimestre de 2020. Os valores não serão divulgados, mas pedidos deste tipo giram em torno de 25 a 35 milhões de Euros.

“A OPE escolheu a Valmet como parceira para este projeto do PC4 porque ela possui a tecnologia mais moderna de aplicação de revestimento para papel térmico disponível no mercado. O revestidor cortina (curtain coater) da Valmet é um sistema de aplicação com duas lâminas simultâneas de revestimento sem contato com o papel, com um ótimo perfil de revestimento, e os secadores de ar de baixo consumo de energia são altamente eficientes. O coater PC4 também terá a mais avançada tecnologia para o sistema de controle distribuído (DCS em inglês - Distributed Control System), o sistema de automação Valmet DNA, bem como os sistemas de mensuração e controle de qualidade da Valmet (QCS em inglês - Quality Control System). Esta nova máquina vai posicionar a OPE entre as maiores e mais modernas fábricas de papel térmico do mundo”, diz o diretor industrial da Oji Papéis Especiais, Giovani Varella.

“A cooperação e a parceria com a OPE já vem sendo excelente há algum tempo, graças aos recentes projetos de sucesso na área de automação. No caso do PC4, nós trabalhamos juntos ativamente durante a fase de vendas para desenvolver o conceito mais adequado para as metas da OPE. É essencial entender os objetivos do cliente e apresentar as melhores soluções o mais rápido possível, com a melhor qualidade durante o processo de vendas. Além disso, foi fundamental ter o desempenho das principais tecnologias incluídas nesse projeto comprovadas em testes-pilotos bem sucedidos e também em visitas técnicas realizadas em conjunto”, afirma o diretor da linha de negócios Papel da Valmet América do Sul, Rogério Berardi.

 

Informações técnicas sobre o projeto

O projeto do coater off-machine PC4 inclui o cabeçote de revestimento cortina de última geração OptiCoat Layer, que oferece revestimento uniforme em toda largura da máquina, mesmo em produtos onde camadas mais finas de revestimento são necessárias.

O projeto também inclui uma rebobinadeira, uma calandra OptiCalender Soft, uma enroladeira OptiReel Center e secadores de ar OptiDry. A capacidade de secagem dos secadores e suas temperaturas foram cuidadosamente calculadas e otimizadas para um papel térmico de alta qualidade. O projeto também inclui um sistema de preparação do revestimento a ser aplicado.

A instalação, start-up e otimização de processo do novo coater PC4 serão assistidas remotamente pelo Valmet Performance Center, utilizando as mais recentes soluções de Internet Industrial. O suporte remoto proativo e baseado em dados é uma maneira rápida e eficiente de garantir que a qualidade desejada do papel térmico seja alcançada e a máquina esteja cumprindo a curva de start-up planejada. O escopo de automação incluirá o sistema de automação Valmet DNA com sistema de controles da máquina (MCS - Machine Control System) e monitoramento de condições (Condition Monitoring). Também incluirá sistema de gerenciamento de qualidade (Valmet IQ), com controles de qualidade de grande escala, um perfilador umidade (IQ Moisturizer) e sistemas de câmeras da família PQV (Process Quality Vision) que consistem em monitoramento de quebras de folhas (WMS - Web Monitoring System) e sistemas de inspeção de folhas (WIS - Web Inspection System).

O novo coater PC4 terá largura útil de 4.200 mm e irá produzir papéis térmicos com gramaturas entre 44-55 g/m2 a uma velocidade de 1.200 m/min.