Voltar   

Valmet inaugura unidade de negócios de Preparo de Massa

Negócios e Mercado | Empresas | 20.05.2020




Valmet unifica operações e inaugura nova unidade de negócios de Preparo de Massa

Unidade de negócio terá como foco o desenvolvimento e a fabricação de equipamentos e soluções para preparação da massa de fibra de celulose e fibra reciclada

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, estruturou recentemente a unidade de negócios de Preparo de Massa (Stock Preparation-SPR) - formada por um conjunto de equipamentos e soluções responsáveis pelo processo de micro-fibrilated celulose (MFC), preparação da massa de fibra de celulose e fibra reciclada, utilizada como matéria-prima para a produção de papel.

A nova unidade de negócio faz parte do conjunto de medidas que formulam o novo posicionamento estratégico da empresa, com o objetivo de aumentar sua participação no mercado global de papel e celulose, iniciado em fevereiro do ano passado, após a aquisição da companhia canadense GLV, referência na indústria de Preparo de Massa em todo o mundo.

O gerente de vendas de Mill Improvements da Valmet, José Machado, explica que a aquisição de patentes e know-how da GLV fará com que a Valmet se destaque ainda mais no segmento de SPR, com a oferta de novos produtos e soluções aos seus clientes. “Agora oferecemos novas soluções, como refinadores a disco, que são amplamente difundidos no ramo; limpadores centrífugos (também conhecidos como ‘cleaners’); além dos filtros a disco, muito usados na preparação de massa de celulose. Tudo isso será acrescentado ao vasto portfólio que a Valmet já disponibilizava ao mercado”, explica Machado.

Na América do Sul, as operações da nova unidade de negócio passam a ser centralizadas nas unidades de Araucária (PR) e Sorocaba (SP), sob a liderança do diretor da divisão de Papel, Rogério Berardi, com a transferência das operações de Campinas (SP) para essas duas localidades a partir de 1º de julho. “O setor de Preparo de Massa (SPR) já existia na Valmet, mas a recém-criada unidade de negócios fará com que todas as atividades relacionadas a esse negócio de Preparo de Massa (SPR) fiquem concentradas sob a mesma liderança em uma única e independente unidade de negócios, objetivando maior sinergia de recursos e, consequentemente, maior agilidade e foco para atender esse mercado”, conta Berardi.

Além disso, a Valmet também segue investindo em novas tecnologias e inovações relacionadas à nanocelulose e micro-fibrilated celulose (MFC), novos mercados prósperos dentro da indústria de papel e celulose no Brasil e no mundo.